Navegaçãoo rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponí­vel.

APD no Facebook

Entrada Comunicados APD Comunicados 2011 6-Semana Europeia da Mobilidade
Corpo da página (ALT + 2)
6-Semana Europeia da Mobilidade
Comunicados APD

QUE MOBILIDADE ALTERNATIVA?

Segundo a Comissão Europeia o tema deste ano da Semana Europeia da Mobilidade – mobilidade alternativa – “visa promover alternativas eficientes, em termos de recursos, aos automóveis particulares, que ainda dominam o transporte urbano.

A Semana incentiva as autoridades locais e os cidadãos a porem em relevo os muitos impactos positivos dos outros meios de transporte.”
 As pessoas com mobilidade condicionada, como é o caso das que têm uma deficiência física ou visual, não podem participar no esforço colectivo de tornar mais sustentável o meio ambiente, através do recurso a outros meios alternativos de transporte, que não o automóvel. 

Embora haja, por parte das operadoras de transportes, alguns esforços para tornar acessíveis os seus veículos ou composições, a esmagadora maioria ainda não dá resposta às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida. 

Além disso, o meio ambiente está de tal forma pejado de obstáculos que se torna quase impossível, a pessoas com deficiência motora ou visual, deslocar-se com autonomia e em condições de segurança nas cidades, vilas e aldeias de Portugal. 

Cabe questionar o que está a ser feito pelos municípios desde 2000 até agora. Um número considerável de autarquias aderiu à Semana Europeia da Mobilidade, sem que o meio ambiente e, consequentemente, os munícipes tenham beneficiado grandemente desta iniciativa, cujos princípios eram e são louváveis.  

No Dia Europeu sem Carros, que se celebra a 22 de Setembro, as pessoas com deficiência motora ou visual não vão poder aderir a esta iniciativa. Não porque não subscrevam os objectivos desta acção europeia, mas porque, em pleno século XXI, se mantêm os obstáculos que limitam a mobilidade. 


Lisboa, 21 de Setembro de 2011
Associação Portuguesa de Deficientes
Largo do Rato, 1B – 1250-185 Lisboa
Tele: 213889883/4; Fax: 213871095:
e-mail: info-sede
@apd.org.pt

 

Revista Plural & Singular