Navegaçãoo rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponí­vel.

APD no Facebook

Entrada Comunicados APD Comunicados 2017 Comunicado Dia Internacional da Mulher
Corpo da página (ALT + 2)
Comunicado Dia Internacional da Mulher
Comunicados APD

   ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DEFICIENTES

 DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Por decisão das Nações Unidas o tema central do Dia Internacional das Mulheres de 2017, que se assinala a 8 de março, é “As mulheres no mundo do trabalho em transformação: por um planeta 50-50 em 2030”.

A Associação Portuguesa de Deficientes lembra que durante a vigência do anterior governo o desemprego atingiu duramente as pessoas com deficiência, particularmente as mulheres, vítimas primeiras da desproteção social. Lembra também que a pobreza potencia a violência e que as mulheres com deficiência têm mais probabilidades de serem vítimas de violência doméstica e de calar esta realidade, em grande medida, porque muitas dependem da família, tanto ao nível económico, como na prestação dos cuidados diários.

Numa altura em que o modelo de Vida Independente entrou no léxico político e se desenham algumas medidas, ainda que muito incipientes, para implementar este modelo, assegurar o direito ao emprego é uma das premissas essenciais para inverter o ciclo de pobreza das mulheres com deficiência.

No Dia Internacional da Mulher 2017, a Associação Portuguesa de Deficientes exige, tal como
etermina a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que o Estado adote as medidas económicas e sociais necessárias para assegurar que as mulheres com deficiência possam desfrutar plenamente, e em igualdade de condições, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.

E porque entendemos que as questões relativas às mulheres com deficiência devem ser inseridas no plano mais vasto dos direitos das mulheres, a APD associa-se à Manifestação Nacional de Mulheres que se realiza no dia 11 de Março, “fazendo ouvir a voz das mulheres pela Igualdade, Direitos, Desenvolvimento e Paz”, organizada pelo MDM – Movimento Democrático das Mulheres.”

Lisboa, 7 de Março de 2017                                                                        

 

Revista Plural & Singular