Somos uma instituição constituída e gerida por pessoas com deficiência. Apresentamos soluções, por forma a influenciar as medidas e políticas em matéria de deficiência.
Discriminação Não Sim à Igualdade de direitos
A Associação Portuguesa de Deficientes tem como objetivo a promoção e defesa dos interesses gerais, individuais e coletivos das pessoas com deficiência em Portugal.
Previous slide
Next slide
Associação Portuguesa de Deficientes
Somos uma instituição constituída e gerida por pessoas com deficiência. Apresentamos soluções, por forma a influenciar as medidas e políticas em matéria de deficeência.
Discriminação Não Sim à Igualdade de direitos
A Associação Portuguesa de Deficientes tem como objetivo a promoção e defesa dos interesses gerais, individuais e coletivos das pessoas com deficiência em Portugal.
Previous slide
Next slide

A Instituição

A APD é uma organização constituída e gerida por pessoas com deficiência.

A nossa Missão

A promoção e defesa dos interesses gerais, individuais e coletivos das pessoas com deficiência em Portugal.

O nosso Princípio

Nada sobre nós sem nós! Analisamos, damos pareceres, apresentamos soluções, por forma a influenciar as medidas e politicas em matéria de deficiência

Bem-vindo ao Site da APD

Bem vindo ao site da Associação Portuguesa de Deficientes é uma organização de pessoas com deficiência, constituída e dirigida por pessoas com deficiência. Enquanto organização de direitos humanos, tem por objecto a promoção e defesa dos interesses gerais, individuais e colectivos das pessoas com deficiência em Portugal.

Baseada no princípio de que as pessoas com deficiência são os peritos em matéria de deficiência, que conhecem melhor que ninguém os problemas que enfrentam e as soluções para os ultrapassar, a APD não limita a sua acção à denúncia das situações de discriminação de que são objecto estes cidadãos. Analisa, dá pareceres, apresenta soluções, por forma a influenciar as medidas e políticas em matéria de deficiência.

Por outro lado, e ciente de que a igualdade de oportunidades e a plena participação das pessoas com deficiência não se consegue exclusivamente no plano normativo, exige também a sensibilização e o envolvimento da sociedade portuguesa no seu todo, a APD procura, através da diversificação e consolidação de contactos institucionais, que as questões relativas à deficiência sejam inscritas no plano mais vasto dos direitos dos cidadãos.

A APD pretende agregar todas as pessoas com deficiência, independentemente das deficiências, causas e origens. Tem implantação nacional, através das suas 20 estruturas regionais.

É membro fundador da DPI – Disabled Peoples’ International, da CNOD – Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes e da FDLP – Federação das Associações de Deficientes de Língua Portuguesa. A APD está ainda filiada na ABL – Associação de Basquetebol de Lisboa, na FAP – Federação de Andebol de Portugal e Federação

Mensagem aos Sócios

A presidente da Direção Nacional da Associação, Gisela Valente

Caros associados, membros do movimento associativo e sociedade em geral,

“Neste ato de tomada de posse dos corpos sociais, afirmo que me sinto muito honrada por integrar esta equipa e que tenho consciência de que a APD tem um património de ação e de prestígio que resulta daquelas que fundaram esta Associação e das sucessivas direções que tem afirmado a importância da nossa luta pelos nossos direitos. 

Ler mais:

NOTÍCIAS APD

Últimas Notícias

Tenho um filho com deficiência. E agora?

A Associação Humanitária de Bombeiros de Torres Vedras realizou, no passado dia 20 de janeiro, um workshop sobre emergências pediátricas, para o qual a APD foi convidada a intervir sobre o tema: «Tenho uma criança com deficiência e agora?»

Ler Mais »

Protocolo com Centro Medular

A APD assinou um protocolo com o Centro Medular, que actua na área do grande Porto, que disponibiliza serviços médicos como Fisioterapia, Terapia da Fala, Psicologia, Nutrição, Osteopatia, entre outros.

Ler Mais »

Últimas Comunicações

CAMPANHA MINUTO ACESSÍVEL - Porque Queremos Derrubar Barreiras

A APD, no âmbito de um projeto submetido ao Instituto Nacional para a Reabilitação, encontra-se a desenvolver uma Campanha Digital de Sensibilização, intitulada “Minuto Acessível”, centrada no direito à acessibilidade das pessoas com deficiência e nos obstáculos que enfrentam diariamente
para a sua concretização. Esta campanha é composta por 30 episódios com duração de um minuto, que retratam diversos assuntos no âmbito da acessibilidade, e que irão para o ar, diariamente, durante o mês de Junho, no Canal YouTube da Associação Portuguesa de Deficientes. Subscreva já o canal e active as notificações para não perder nenhum episódio.

Spot Promocional
Episódio 1 - Desenho Universal

SOMOS ATIVOS

As nossas Iniciativas

Conferências

Estamos presentes em conferências e fóruns de forma regular. Pode consultar resumos desses eventos

Prémios Dignitas

O Prémio destina-se a premiar os trabalhos jornalísticos publicados em 2017 e a entrega decorrerá a 7 de Maio de 2018.

Projetos

Estamos envolvidos em diversos projetos como “Estimar, Melhorar e Alcançar”, Mais desporto, mais Vida” e muitos mais.

Acreditamos no direito

Ao Desporto

Basquetebol Adaptado

Pode ser praticada por todos com deficiências motoras e é jogada por duas equipas de cinco.

Andebol Adaptado

A modalidade de andebol adaptado é jogada em cadeira de rodas em equipas de 4 (CR4) ou 6 (CR6).

Atletismo

A prática desta modalidade está aberta a atletas com qualquer deficiência em provas.

Ténis de Mesa

Para atletas do ambos os sexos com Deficiência Motoras diversas, Intelectual e Auditiva.
Skip to content